A Juta Nossa de Cada Dia
- Roberta Tschernev Korb
- 14 de abr. de 2025
- 1 min de leitura
Vez ou outra eu cismo com as coisas. Faz parte do meu show, como diria o Cazuza... Eu simplesmente adoro a textura da juta e trabalho ela nas minhas peças há tempos. Já fiz prato, xícara e, mais recentemente, vasos com a textura da juta. São formas que venho amadurecendo na minha arte.
Muito bem, um pouco de contextualização, a juta é uma planta que cresce em regiões quentes e úmidas da Índia e Bangladesh. Para a produção do tecido, as fibras são separadas do caule e foi a colônia japonesa quem trouxe essa cultura para o Brasil. A composição da juta é inteiramente algodão.
No começo fiz cuias, queria deixar a argila nua, achava que combinava com a argila terracota, muito por conta da brasilidade que me passa essa argila, talvez pelos povos indígenas que a utilizaram tanto. E a juta faz parte de nosso cotidiano há anos, sendo utilizada na agricultura, nos sacos de batatas e outros legumes e frutas.
No entanto, tenho pensado a construção dos vasos evoluindo mais para a inspiração da embalagem, do saco, do pacote que envolve a planta. Espero que vocês gostem.




Comentários